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terça-feira, 2 de outubro de 2018

REFLEXÃO DE 02/10 À 14.10.2018


Reflexão semanal sobre conteúdos e atividades realizadas nas aulas da disciplina.  




DATA
DESCRIÇÃO
1
02/10
leitura preliminar e layout do blogger mediante o texto disponibilizado.
204/10Descrição - sites objetos de aprendizagem. 

310/10leitura do texto -  RECONFIGURANDO ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS
** lembrei de ecossistemas educomunicativos, de um curso de educomunicação , no ECA

ECOSSISTEMA COGNITIVO E COMUNICATIVO
(Eliany Salvatierra)
"Se a educomunicação é: "um conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ‘ecossistemas comunicativos’ em espaços educacionais ou virtuais" (Soares, 2002), torna-se de suma importância definir o que se entende por ecossistema comunicativo mesmo que no Brasil o termo tenha sido ressignificado. O objetivo desse texto é auxiliar na compreensão do termo ecossistema comunicativo, bem como, estimular o debate que consideramos rico e extremamente criativo. Esperamos que o texto auxilie no confronto da nossa realidade educacional complexa e contraditória. Em 1993 foi traduzido para o português o livro “As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática”, de Pierre Lévy. É nesse livro que o autor explica a sua hipótese sobre o surgimento de uma nova ciência denominada por ele de ‘ecologia cognitiva’. Lévy afirma que a inteligência ou a cognição são os resultados de redes complexas onde interagem um grande número de autores humanos, biológicos e técnicos.
“As coletividades cognitivas se auto-organizam, se mantém e se transformam através do envolvimento permanente dos indivíduos
que as compõem. Mas estas coletividades não são constituídas apenas por seres humanos. Nós vimos que as técnicas de comunicação e de processamento das representações também
desempenham, nelas, um papel igualmente essencial. É preciso ainda ampliar as coletividades cognitivas às outras técnicas, e
mesmo a todos os elementos do universo físico que as ações humanas implicam”. (Lévy, 1995:144)
http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/201.pdf
411/10leitura do texto - e-Learning: Reflexões sobre cenários de aplicação 
* estranhamento - "prefiguram-se vários
cenários de utilização do e-Learning não só no contexto do Ensino Superior (licenciaturas, mestrados e formação contínua de professores), mas também no âmbito do Ensino Básico e Secundário (ensino regular, ensino recorrente e formação contínua). 
512/10durante a leitura do artigo:e-Learning: Reflexões sobre cenários de aplicação
Vitor Gonçalves, deparei com o termos IMS-LD, procurando entender melhor pesquise e encontrei a seguinte definição:
"O IMS-LD é utilizado para representar o processo de ensinoaprendizagem, especificando sob quais condições determinadas atividades devem ser realizadas por alunos e professores a fim de que certos objetivos educacionais sejam atingidos (Koper & Olivier, 2004). De uma maneira geral, uma pessoa assume determinado papel em uma unidade de estudo. Este papel deve desempenhar atividades específicas (de aprendizagem ou de suporte) dentro de um ambiente, gerando resultados verificáveis (outcomes). O ambiente pode conter objetos de aprendizagem (simulações, animações, textos etc.) e serviços (ferramentas para comunicação, edição de documentos, rastreamento etc.) utilizados durante a execução das atividades.
- artigo: REPRESENTAÇÃO DE UMA AÇÃO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO IMS-LEARNING DESIGN E IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE LMSs análise do TIDIA 
613/10artigo - Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede

me deparei com o termo andaimagem (?)  andaimagem das aprendizagens e do conhecimento
(nunca ouvi tal termo)
Em educação, scaffolding** refere-se a uma variedade de técnicas de instrução usadas para mover os alunos progressivamente em direção a uma maior compreensão, em última análise, uma maior independência no processo de aprendizagem. Uma ótima explicação para o termo foi dada por Margaret Montet “‘scaffolding’ é a assistência (parâmetros, regras ou sugestões) que um professor dá ao aluno em uma situação de aprendizagem. A técnica permite que o estudante obtenha ajuda apenas com as habilidades que são novas ou que vão além de sua capacidade no momento”O termo em si oferece uma metáfora descritiva relevante: os professores fornecem níveis sucessivos de apoio temporário, que ajudam os alunos a alcançar níveis mais elevados de compreensão e aquisição de habilidades que eles não seriam capazes de alcançar sem assistência. Como andaimes físico, as estratégias de apoio são progressivamente removidas quando não são mais necessárias, e o professor desloca gradualmente mais responsabilidade sobre o processo de aprendizagem para o aluno.http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/o-que-significa-o-termo-scaffolding-em-educacao/


MOOC
Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course, é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.

Learning design
o estudo para a criação de ambientes digitais de aprendizagem colaborativos para trocas e compartilhamento de métodos, estratégias e recursos de ensino e aprendizagem, para propiciar a inovação, dentro do conceito de learning design. O termo learning design pode ser utilizado para o processo de criação de um produto - um curso, por exemplo - ou para o resultado na forma de um produto, como o projeto do curso propriamente dito. Trata de um conjunto de atividades de ensino e aprendizagem, considerando-se desde o planejamento até a avaliação. Apresenta-se uma síntese de uma pesquisa realizada no Reino Unido, na qual se analisou uma ferramenta de apoio ao learning design



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